top of page

SOBRE O ARTISTA

Mario Tossi - Nasceu em 1964, no dia 23 de abril na cidade de Olinda-PE. O artista aos 15 anos iniciou a sua carreira artística. Em 1979 foi à Altamira-PA, onde abriu sua segunda serigrafia/ateliê, onde permaneceu por cerca de 3 anos. Em 1982 chegou à Canoa Quebrada-CE, onde aos aprimorou alguns idiomas, e se preparou para deixar o Brasil

A Alemanha foi o primeiro país onde ele viveu, precisamente em Tübingen /Baden Würtenberg, onde expôs e negociou seus quadros com temas amazônicos, pinturas e camisetas temáticas.

Em 1986 foi à França (Marselha, Nice e Aix-en-Provence) onde expôs mais uma vez a visão da Amazônia, durante três meses. O artista voltou a Alemanha morando por mais um ano, aprimorando assim mais um idioma e fortalecendo seu vínculo com a arte e a cultura de um novo país.

Na Itália, escolheu Florença como ambiente de trabalho e vida até 1989, lá ele aprimorou novas técnicas e aprendeu aquarela, tornando-se logo um aquarelista profissional.

Em 1989 deixou a Toscana para morar em Maastricht-Holanda por longos nove anos, onde teve a oportunidade de aperfeiçoar e diplomar-se em cozinha francesa, ganhou prêmios em concursos de pintura, assim como concursos gráficos.

De volta ao Brasil, mais precisamente em Canoa Quebrada em 1999, abriu a OXENT um ateliê de pintura e serigrafia. No Ceará ele realizou várias exposições e teve um contato direto com estrangeiros europeus que sempre apreciaram e compraram suas obras inovadoras e de técnica pessoal. O artista experimentou várias técnicas e materiais encontrando na tinta vinílica um traço particular, que se tornou um referimento do artista. Após longos doze anos em Canoa Quebrada. 

Em 2010 o artista depois de uma reviravolta em sua vida, deixou Canoa Quebrada e veio para a Grande São Paulo em busca de novas janelas e experiências. Em junho de 2011 em reconhecimentos de sua vida artística e luta por inovações no Brasil, o artista foi premiado por uma de suas obras no “XXV Salão de Artes plásticas de Arceburgo – MG” com uma Grande Medalha de Ouro, obra esta, que traz uma crítica às queimadas, e a exploração indevida e criminosa da nossa floresta Amazônica.

Em 6 de outubro de 2011, datou-se sua primeira exposição individual em São Paulo capital, FOCUS MUNDI passou de projeto à realidade, onde ele, o artista pode deixar seu recado político sobre a situação de nossa belíssima riqueza florestal. O artista deixou a Grande São Paulo depois de cinco anos e meio, e após haver participado de mais de dez exposições...

De volta ao Ceará, o artista procurou por um novo espaço, que somente foi realizado em 2020, com toda energia possível o artista montou e inaugurou sua nova galeria de arte e atelier TOSSI ART GALLERY em Parajuru – Ceará, espaço aberto ao público e de exposição de artistas convidados...

bottom of page